ODS 13

Nova pesquisa do Instituto Akatu terá recorte regional e foco na crise climática

Em sua sexta edição consecutiva, o estudo realizado pelo Instituto Akatu, ONG referência em consumo consciente e sustentabilidade, terá como novidade o enfoque regional.

Nova pesquisa do Instituto Akatu terá recorte regional e foco na crise climática

A vida de 46% dos brasileiros já foi muito afetada pelas mudanças climáticas ou pelo aquecimento global em 2023. Em paralelo, 3 em cada 10 brasileiros simplesmente não sabem como viver de uma forma que seja boa para as pessoas e para o meio ambiente. Nesse sentido, entender percepções, desejos, barreiras e hábitos do consumidor é crucial para direcionar ações e campanhas que estimulem o desenvolvimento sustentável. É exatamente isso a que se propõe a Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2024.

Em sua sexta edição consecutiva, o estudo realizado pelo Instituto Akatu, ONG referência em consumo consciente e sustentabilidade, terá como novidade o enfoque regional. Em sintonia com os desdobramentos das enchentes no Rio Grande do Sul, a pesquisa realizada em parceria com a consultoria internacional GlobeScan também trará um olhar apurado sobre como a crise climática se reflete nos hábitos de consumo de brasileiros de Norte a Sul, auxiliando a criação de programas corporativos e políticas públicas de forma mais estratégica, assertiva e com impactos positivos reais no dia a dia das pessoas.

A edição 2023 da Pesquisa Vida Saudável, patrocinada por Ambev, Asics, Assaí Atacadista, Mercado Livre, PepsiCo, RaiaDrogasil e Unilever e com apoio institucional de PwC e WWF-Brasil, já mostrou as mudanças climáticas são um problema considerado muito sério por 73% da população nacional — índice superior aos 64% da média global. Agora, a nova edição do estudo pretende aprofundar essa temática e mapear tendências, semelhanças e diferenças de percepções do consumidor brasileiro diante do desafio global pelo clima.

“Em 2023, nosso estudo apontou que 82% dos brasileiros querem reduzir bastante seu impacto pessoal sobre o meio ambiente. Dessa forma, precisamos entender melhor os hábitos de consumo e o entendimento da população em seus diferentes contextos para dialogar melhor com todos os brasileiros ao desenhar e promover ações com foco em sustentabilidade”, afirma Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Instituto Akatu.
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A pesquisa será apresentada em outubro, mês do consumo consciente, em uma série de eventos envolvendo empresas, instituições e academia. O estudo está aberto a patrocinadores, com condições especiais de investimento antecipado.

Envolverde